sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ESBOÇO: CUIDADO COM O FOGO AMIGO - (Jr 17:5)

INTRODUÇÃO: Geralmente cercamos de todos os lados preocupados com as ações que vem de fora, esquecendo de nos proteger das ações contrarias que surgem em nosso meio, tanto no nosso circulo de amizade e convívio social quanto no meio familiar bem como no seio da igreja onde o inimigo tem armado as mais apavorantes armadilhas.

01- O INIMIGO PODE USAR SEUS AMIGOS

A) - ADÃO E EVA NO ÉDEN- (Gn 3:4)
   
B) - PAULO FOI ABANDONADO POR SEUS AMIGOS - (II Tm 4:9,10,14,15)
       
C) - JESUS FOI TRAIDO POR JUDAS - (Mt 26:14,15)

02 - O INIMIGO PODE USAR SEUS FAMILIARES

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR 
Uma pesquisa feita em 14 estados do País, entre os meses de janeiro e dezembro de 1997, mostra que 34,4% dos casos de homicídio de crianças e adolescentes noticiados foram cometidos por parentes (pais, avós, tios ou irmãos).
No Rio de Janeiro, boletins de ocorrência de 1991 indicam que 67% dos homicídios praticados contra crianças (de zero a onze anos de idade) foram perpetrados por um membro da família.
Em São Paulo, de 1991 a 2002, o Tribunal do Júri concentra pelo menos 34 casos de parricídio (homicídios de filhos contra os pais), entre eles, o famoso caso Richthofen.

ABUSO SEXUAL  
As pesquisas apontam que, quando se trata de abuso sexual ocorrido no espaço doméstico e familiar, há uma maior predominância do homem como agressor e da mulher como vítima. (Azevedo & Guerra, 1988; Cohen, 1993; Saffioti, 1997). Os meninos também são vítimas de abuso sexual, mas a incidência maior acontece fora da família, em geral perpetrado por adultos não parentes. Dentre os parentes envolvidos em abuso sexual intrafamiliar, o grande vilão é o pai, conforme aponta pesquisa realizada por Saffioti (1997) no Município de São Paulo sobre abuso incestuoso: 71,5% dos agressores eram pais biológicos e 11,1%, padrastos. Portanto, pai e padrasto foram responsáveis por 82,6% do total de abusos sexuais (Saffioti, 1997, p.183).

A) - O INIMIGO PODE USAR SEUS FILHOS - (Gn 9:22)
 (NOÉ FOI EXPOSTO AO RIDÍCULO)

B) - O INIMIGO PODE USAR OS PAIS - (Gn 27:6-10)

D) - O INIMIGO PODE USAR SEU CÔNJUGE - (Jz 16:17-19)

O IMIGO PODE TABEM USAR:

A - OS FALSOS PROFETAS - (Mt 7:15)

B - OS ENGANADORES RELIGIOSOS - (Mt 24:4,5)

C - OS ENGANADORES PROFICIONAIS - (Rm 16:18)
                                                                        
D - A AUTO ENGANAÇÃO – (Tg 1:22)

E - OS EQUÍVOCOS DO NOSSO CORAÇÃO - (Jr 17:9)

CONCLUSÃO: Muitos estão conhecendo derrotas por confiar demasiadamente em tudo e em todos que se encontra a seu redor, isso não é ser inteligente, passamos a ser escravos quando colocamos a nossa vida na total dependência dos outros, a bíblia diz: “maldito é o homem que confia no homem” , confiança total só em JESUS.

ESBOÇO: MURMURAÇÃO, UM CÂNCER DENTRO DA IGREJA - (Tg - 4:11,12)

INTRODUÇÃO: A palavra de Deus afirma que falar mal um do outro ou divulgar suas faltas constitui uma grave falha, o murmurador se torna juiz diante do seu irmão e a bíblia condena os que julgam porque normalmente faltam amor e misericórdia no coração do murmurador.

Segundo o dicionário UNIVERSAL da língua portuguesa murmuração significa: acto de murmurar; detração; falatório; maledicência.

1 – OS EFEITOS DA MURMURAÇÃO

A) – Causa divisão - (At 6:1)

B) – Destrói amizades - (Pv 16:28)

C) – Paralisa o trabalho da igreja – (Nm 12:15)

D) - Faz do homem um covarde – (Nm 14:2,3)

E) –Traz a morte - (Nm 14:27,29;26:65)

2 – COMO DETER A MURMURAÇÃO

A) – Não dando ouvidos aos murmuradores - (I Cos 5:6)

B) – Conscientizando que somos cúmplices ao escutá-los - (I Co 15:33)

C) – Reconhecendo que a murmuração beneficia o inimigo - (Mt 12:25)

D) – Reconhecendo que a murmuração impede as bênçãos de Deus – (Sl 133:1,3)

E) – Reconhecendo que a murmuração constitui uma afronta a Deus – (Ex 16:8)

F) - Reconhecendo que a murmuração é pecado - (Sl 39:1; Pv 10:19)

CONCLUSÃO: Deus espera que avaliemos nossas posturas diante D’ele e dos homens, pois Ele requer um amor fervente e zelo que cuida da dignidade e do nome do seu irmão.

ESBOÇO: ATITUDES QUE PODEM NOS LEVAR A QUEDA - (Lc 22:47-51)

          INTRODUÇÃO: Analisando a vida de Pedro antes do sacrifício de Jesus no Calvário, podemos notar que existem muitas coisas em comum com a vida de muitos crentes dos nossos dias, principalmente no que tange a atitudes negativas.
          Lendo este texto fiquei a perguntar, porque que Jesus não tirou a espada de Pedro? Porque Jesus permitiu Pedro carregar a espada enquanto caminhava com Ele?
          O Espírito Santo de Deus me fez entender que, a decisão de usar ou não as armas deste mundo depende do nível de relacionamento com Deus.

(Lucas 22:32) - Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

A FALTA DE CONVERSÃO LEVOU PEDRO A:

01 – EMPUNAR AS ARMAS DESTE MUNDO - (João 18:10)
 
- NÃO LUTAMOS COM FERRO E NEM FOGO - (II Corintios 10:4)
  
- TEMOS ARMAS MAIS PODEROSAS - (Romanos 13:12)


02 – CONFIAR EM SI MESMO - (Lucas 22:33)
      
- NÃO VAMOS VENCER COM AS NOSSAS PRÓPRIAS FORÇAS - (II Crônicas 32:8)
      

- NOSSA CONFIANÇA TEM QUE ESTÁ EM DEUS - (I Samuel 17:45; Salmos 20:7)
     
03 – DORMIR QUANDO DEVERIA ORAR - (Mateus 26:40)
 
04 – LUTAR CONTRA O INIMIGO ERRADO - (Efésios 6:12)
 
05 – DECLARAR GUERRA AO INVÉS DE PAZ - (Mateus 5:9; Lucas 6:27; Romanos 12:18)
 
CONCLUSÃO: Precisamos decidir se vamos passar a vida lutando como um Pedro não convertido preferindo usar a espada, ou nos entregarmos a perfeita vontade de Deus mergulhando no cálice da salvação.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ESBOÇO: OS 05 PAVILHÕES DO TANQUE DE BETESDA

            Nada na bíblia está posto sem nenhum significado, eu sempre me intriguei com  o texto de João 5:2,  porque o Senhor fez questão de deixar registrado na bíblia os 05 pavilhões do tanque de Betesda, devo confessar que eu continuo não entendendo quais os significados nem histórico nem arquitetônico, a meu modo de ver o mais plausível é porque o Senhor queria deixar claro que a procura  pelo tanque era muito grande, e me parece que se tratava de um próprio público, no entanto ao examinar o texto compreendido entre os VV 1 ao 15 o Senhor me fez aprender espiritualmente, vamos ver aqui cinco preciosos ensinamentos que denominamos de pavilhão.     
                      
 1º PAVILHÃO:
 
DEUS NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM TRADIÇÕES RELIGIOSAS (V 1)
(a  bíblia não nos relata a que festa Jesus foi)
Algumas festas biblica: Páscoa Judáica, Pães Asmos, Pentecostes, Ano Novo Judáico, Dia da espiação, Tabernaculos, Festa da Dedicação.
 
PORQUE?
 
NÃO SEREMOS JULGADOS PELAS TRADIÇÕES (Colossenses 2:16)
O QUE CONTA SÃO OS FRUTOS -(Mateus 7:16,17)  
        
2º PAVILHÃO:    
 
 DEUS NÃO TEM PRAZER NAS ENFERRMIDADES (VV – 5,6)(Deus é misericordioso Betesda dignifica: Casa de Misericórdia ou Casa de Graça, aquele homem sofria a 38 anos)      
DEUS É DEUS DE DESCANSO (Isaías 14:3)
DEUS É DEUS QUE CURA (Salmos 103:3)        
AS ENFERMIDADES JESUS AS LEVOU (Isaías 53:4)

3º PAVILHÃO  
DEUS É SENHOR SOBRE TODAS AS COISAS (V – 8)
         (Jesus apenas ordenou)
SOBRE A NATUREZA - (Mateus 8:26,27)  
SOBRE OS DEMÔNIOS - (Marcos 1:34)   
SOBRE AS ENFERMIDADES - (Mateus 9:35)  
SOBRE A VIDA - (João 6:47)
SOBRE A MORTE - (Lucas 7:11-14)

4º PAVILHÃO   
DEUS NÃO SE PREOCUPA COM O LEGALISMO RELIGIOSO (VV 9,10)
(Jesus curou num sábado)
PORQUE?    
  
O LEGALISMO INVALIDA O SACRIFICIO DE CRISTO (Gálatas 2:21) 
DIANTE DA LEI TODOS SÃO CULPADOS (Tiago 2:10)
A GRAÇA É SUFICIÊNTE (Efésios 2:8)  
SOMOS JUSTIFICADO PELA FÉ (Gálatas 2:16) 

5º PAVILHÃO 
            O QUE LEVA O HOMEM A CONHECER(INTIMIDADE) JESUS NÃO SÃO OS MILAGRES FÍSICOS MAIS SIM OS ESPEITUAIS (VV 12-15)
          (só após Jesus dizer não peques mais, aquele homem pode conhecê-Lo)
CURA FÍSICA (Lucas 17:17)  
CURA ESPIRITUAIS (Lucas 7:47)  
 
         CONCLUSÃO: Existem muitos tanques de Betesda por aí, Jesus está sempre pronto a operar milagres na vida do homem mesmo que este não seja um dos seus, (Mateus 7:7,8) – “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” , milagres são importantes para mostrar o poder e a misericórdia de Deus, no entanto o que nos leva a salvação é o fato de termos um encontro com Cristo e Ele nos dizer os seus pecados estão perdoados.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

REFLEXÃO: O PASTOR TAMBEM TEM FAMILIA

Fazer parte da família de um pastor significa ter que encarar duas vertentes:

Primeira vertente: Quando Deus convoca alguém para a obra intrinsecamente está convocando toda a sua casa, o peso da responsabilidade é enorme, mais todos recebem as suas recompensas e são honrados por Deus, por isso servir ao Senhor em situação de destaque sempre será um privilégio para qualquer família.
 
Historicamente podemos ver Deus convocando lideranças para estarem à frente de seu povo e as famílias sendo envolvidas no processo, foi assim com Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e outros no velho testamento, no novo testamento não é diferente, a pesar de termos poucas informação sobre as famílias dos apóstolos não podemos de forma alguma dizer que ela perdeu a importância, muito pelo contrário, podemos ver na bíblia alguns nomes dos discípulos de Jesus sendo ligados aos progenitores, exemplo: Tiago e João filho de Zebedeu (Mc 1.19), Tiago, filho de Alfeu (Mt 10.3), as sagradas escrituras cita também a sogra de Pedro (Mt 18:14), a mãe e a avó de Timóteo (2Tm 1:5) e principalmente a família de Jesus (At 1:14), no novo testamento a família continua tendo tanta importância que o Senhor nos deixou essa orientação: (1Tm 5:8) - “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”
 
Em muitas igrejas a família do pastor é amada, respeitada, recebe um tratamento privilegiado, diferenciado, não por ser melhor que as outras mais por reconhecer que são enviados do Senhor para estar cuidando de todo o rebanho, por gratidão a Deus dispensam não só ao pastor mais a todos os seus um cuidado especial.
 
Segunda Vertente: Fazer parte da família de um pastor é algo glorioso mais também é sendas de agruras, poço de sofrimento, quantas vezes têm que abrir mão do seu líder para que ele possa cumprir o seu chamado, o ministério de um pastor leva-o a cuidar não só da sua família mais de muitas, às vezes tem que abdicar da sua própria vida para viver a vida dos outros, o papel primário de um pastor é cuidar da sua família, porém, por mais que ele seja zeloso não pode estar presente em todos os momentos, a esposa e os filhos invariavelmente tem que conviver com um esposo e pai ausente.
 
No entanto a pior coisa para a família de um pastor é ter em alguns casos que conviver com as incompreensões e perseguições geradas pelo espírito de ingratidão que na maioria das vezes evidencia-se dentro da própria igreja, passa sem motivos aparente a ser alvo de murmurações, Maledicências e críticas advindas de várias maneiras, se não são atuantes dizem ser inativos não ajudam o pastor, se são atuantes dizem que estão querendo mandar na igreja ou assumir o lugar do pastor, neste caso o sofrimento é muito grande, muitos homens de Deus por não saber administrar situações como essa perderam as suas famílias para o diabo ou abriram mão dos seus ministérios.
 
Infelizmente muitos não dispensam à família do pastor o tratamento devido, com distinção apreciável, pelo contrário a trata como uma família qualquer, quando não a maltrata trata-a com indiferença se esquecendo que a bíblia orienta a tratar com honra. (Rm 13:7).

“Ninguém pode se sentir honrado onde a sua família é execrada” (Diosino Matos)


Pastor Diosino Matos

ESBOÇO: O OLHAR QUE NOS FAZ ENTENDER - (At 1:9-11)

INTRODUÇÃO: Vejo com os olhos da fé a tristeza dos discípulos ao testemunhar a ascensão de Jesus ao céu, por um momento sentiram só, pois a verdadeira esperança havia se perdido entre as nuvens, aquele foi um momento difícil, traumático em função do sentimento de perda que permeava os seus corações, não temos como contestar, mesmo que não deixe seqüela toda separação é traumática.

ESTUDANDO ESTA PASSAGEM O ESPÍRITO SANTO ME FEZ ENTENDER QUE:

01 – DEUS ESTÁ OCULTO AOS OLHOS CARNAIS - At 1:9

02 – O HOMEM É EXTREMAMENTE FRÁGIL - Jo 15:5

03 – A FALTA DA PRESENÇA DE DEUS FAZ O HOMEM A ESVAZIAR-SE(suicídio espiritual) - Mt 27:3-5

04 – A BAIXA ESTIMA NÃO AGRADA A DEUS - At 1:10,11 - “

05 - TEMOS QUE ENCARAR A REALIDADE - At 1:11a

CONCLUSÃO: Os discípulos não queriam que Jesus fosse ao Pai, mais Ele os fez compreender que era necessário, com isso aprendemos que muitas vezes não é preciso entender mais sim aceitar a vontade de Deus.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ESBOÇO: O PROPÓSITO DO CRISTO RESSURRETO ENTRE OS HOMENS - (At 1:1-3)

Jesus nasceu como filho do homem, isso prova o grande amor de Deus, viveu entre os homens demonstrando a Sua humanidade, morreu para revelar a infinita misericórdia de Deus e ressuscitou para que Nele todos fosse mais do que vencedores.

APÓS A RESSURREIÇÃO JESUS PERMANECEU POR MAIS QUARENTA DIAS ENTRE OS HOMENS PARA:

01 – ABRIR AS SUAS MENTES - (Lucas 24:44-46)

02 – FORTALECER A FÉ NA RESSURREIÇÃO -(Marcos 16:9-14)

03 – MUDAR A VISÃO POLÍTICA PARA A VISÃO GLORIOSA DO REINO DE CRISTO -
(Lucas 1:76-79)

04 – ARREGIMENTAR TESTEMUNHAS A CERCA DA RESSURREIÇÃO - (Atos 1:8).

05 – TRANQÜILIZAR TODOS A CERCA DA SUA VOLTA (Atos 1:9-11)

CONCLUSÃO: A maioria das pessoas em Jerusalém sabia que Jesus havia sido crucificado e morto, mais não sabia que Ele havia ressuscitado, assim como eles, muitas pessoas no mundo necessitam que através das pregações, dos testemunhos, das atitudes e obras poderosas os cristãos contem que Jesus está vivo.