domingo, 12 de setembro de 2010

REFLEXÃO: ARREPENDIMENTO, UM SENTIMENTO QUE NOS AFASTA DE UMA VIDA ERRANTE

                           Infelizmente contemplamos muitas pessoas errando por serem doentes mentais, a rigor designa toda pessoa que sofre de perturbações quer seja por neurose ou psicose causando desequilíbrio patológico no controle das emoções e dos impulsos que os leva invariavelmente a um comportamento anti-social, esses indivíduos costumam ser egocêntricos, desonestos e indignos de confiança, com freqüência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, esses estão isento de qualquer culpa por não ter controle das suas próprias ações. (Is 35:8) – “E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.”
                           Mesmo usufruindo de uma perfeita condição mental não estamos isentos do erro, existe um ditado antigo que diz que errar é humano, essa é uma verdade inconteste, uns erram mais outros menos, no entanto todos erram, por causa das nossas imperfeições estamos sempre ferindo normas, princípios, preceitos e costumes.
                            Eu acredito que o grau de falibilidade humana está ligado a estrutura em que cada um foi ou está sendo formado, para isso a família e a igreja são fundamentais, contemplamos muitas pessoas errando por falta de senso crítico, simplesmente erram sem o menor temor isentando a se mesmo de qualquer sentimento de culpa tendo em vista que não foram ensinadas, por isso as vossas consciências não os acusam.
                           Os erros que cometemos podem nos trazer graves conseqüências, para fugirmos da condenação precisamos primeiro buscar o arrependimento o qual nos levará a confessar as nossas culpas, Deus agrada de um coração arrependido, esse sentimento nos leva a repudiar a vida errante em busca de uma vida correta, digna de aceitação tanto aqui na terra como no céu. (Sl 51:17) - “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Pv 28:13) “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”
                            Um coração contrito abre as portas para uma mudança de vida, sem contrição o homem não tem como mudar o seu comportamento, porque as coisas erradas acabam ficando prazerosas. (Atos 3:19) “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,”.

O remorso é uma impotência, ele voltará a cometer o mesmo pecado. Apenas o arrependimento é uma força que põe termo a tudo. (Honoré de Balzac)



Pastor Diosino Matos

2 comentários:

  1. boa noite,
    mais uma palavra que vem aos nossos corações, que Deus continue te abençoando e te usando sempre...
    Miss. Valéria

    ResponderExcluir
  2. parabens ... pela palavra meu cheu muito com os meus pensamentos e meu coraçao ,que deus te abençoe vc e seu ministerio ......

    ass;a pessoa que mais te amo nesse mundo sua filha : Ludmila

    ResponderExcluir