segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ESBOÇO: OS 05 PAVILHÕES DO TANQUE DE BETESDA

            Nada na bíblia está posto sem nenhum significado, eu sempre me intriguei com  o texto de João 5:2,  porque o Senhor fez questão de deixar registrado na bíblia os 05 pavilhões do tanque de Betesda, devo confessar que eu continuo não entendendo quais os significados nem histórico nem arquitetônico, a meu modo de ver o mais plausível é porque o Senhor queria deixar claro que a procura  pelo tanque era muito grande, e me parece que se tratava de um próprio público, no entanto ao examinar o texto compreendido entre os VV 1 ao 15 o Senhor me fez aprender espiritualmente, vamos ver aqui cinco preciosos ensinamentos que denominamos de pavilhão.     
                      
 1º PAVILHÃO:
 
DEUS NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM TRADIÇÕES RELIGIOSAS (V 1)
(a  bíblia não nos relata a que festa Jesus foi)
Algumas festas biblica: Páscoa Judáica, Pães Asmos, Pentecostes, Ano Novo Judáico, Dia da espiação, Tabernaculos, Festa da Dedicação.
 
PORQUE?
 
NÃO SEREMOS JULGADOS PELAS TRADIÇÕES (Colossenses 2:16)
O QUE CONTA SÃO OS FRUTOS -(Mateus 7:16,17)  
        
2º PAVILHÃO:    
 
 DEUS NÃO TEM PRAZER NAS ENFERRMIDADES (VV – 5,6)(Deus é misericordioso Betesda dignifica: Casa de Misericórdia ou Casa de Graça, aquele homem sofria a 38 anos)      
DEUS É DEUS DE DESCANSO (Isaías 14:3)
DEUS É DEUS QUE CURA (Salmos 103:3)        
AS ENFERMIDADES JESUS AS LEVOU (Isaías 53:4)

3º PAVILHÃO  
DEUS É SENHOR SOBRE TODAS AS COISAS (V – 8)
         (Jesus apenas ordenou)
SOBRE A NATUREZA - (Mateus 8:26,27)  
SOBRE OS DEMÔNIOS - (Marcos 1:34)   
SOBRE AS ENFERMIDADES - (Mateus 9:35)  
SOBRE A VIDA - (João 6:47)
SOBRE A MORTE - (Lucas 7:11-14)

4º PAVILHÃO   
DEUS NÃO SE PREOCUPA COM O LEGALISMO RELIGIOSO (VV 9,10)
(Jesus curou num sábado)
PORQUE?    
  
O LEGALISMO INVALIDA O SACRIFICIO DE CRISTO (Gálatas 2:21) 
DIANTE DA LEI TODOS SÃO CULPADOS (Tiago 2:10)
A GRAÇA É SUFICIÊNTE (Efésios 2:8)  
SOMOS JUSTIFICADO PELA FÉ (Gálatas 2:16) 

5º PAVILHÃO 
            O QUE LEVA O HOMEM A CONHECER(INTIMIDADE) JESUS NÃO SÃO OS MILAGRES FÍSICOS MAIS SIM OS ESPEITUAIS (VV 12-15)
          (só após Jesus dizer não peques mais, aquele homem pode conhecê-Lo)
CURA FÍSICA (Lucas 17:17)  
CURA ESPIRITUAIS (Lucas 7:47)  
 
         CONCLUSÃO: Existem muitos tanques de Betesda por aí, Jesus está sempre pronto a operar milagres na vida do homem mesmo que este não seja um dos seus, (Mateus 7:7,8) – “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” , milagres são importantes para mostrar o poder e a misericórdia de Deus, no entanto o que nos leva a salvação é o fato de termos um encontro com Cristo e Ele nos dizer os seus pecados estão perdoados.

8 comentários:

  1. Boa noite pastor!! Meu nome e Washington sou Diácono da igreja nova vida aqui em são Gonçalo RJ meu e-mail e vieirawashington2009@yahoo.com.br. Lendo e meditando neste texto o Senhor me revelou o seuinte: A cura não esta no tanque e sim Nele.
    1° Pavilhão para beber água: Apocalipse 21:6
    E continuou: – Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida.


    2° Pavilhão para se lavar: Zacarias 13:1
    Naquele dia, haverá uma fonte jorrando água, e ali os descendentes de Davi e os outros moradores de Jerusalém poderão se lavar de todos os pecados e de todas as impurezas.




    3° Pavilhão para lavar as vestes: Êxodo 19:10
    e o Senhor lhe disse: – Vá falar ao povo e mande que eles passem o dia de hoje e de amanhã purificando-se para me adorar. Eles devem lavar as suas roupas.

    4° Pavilhão para lavar os animais: Gênesis 8:20
    Noé construiu um altar para oferecer sacrifícios a Deus, o Senhor. Ele pegou aves e animais puros, um de cada espécie, e os queimou como sacrifício no altar.

    O que Deus nos mostra nesta mensagem fazendo uma comparação e que para chegar até a benção antes bebemos da água que e a sua palavra, nos lavamos com ela, lavamos nossas vestes e entregamos um sacrifício limpo e agradável ao Senhor, hoje não sacrifício de animais, mas hoje o sacrifício e a sua vida em santidade ao Senhor.

    5° pavilhão onde o anjo move as águas: Apocalipse 7:17
    Pois o Cordeiro, que está no meio do trono, será o pastor dessas pessoas e as guiará para as fontes das águas da vida.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Fiquei extremamente feliz em saber que Deus falou com você através do SUSCITANDO VIDAS

      Excluir
  3. falcaoaguia1@hotmail.com
    To: falcaoaguia1@hotmail.com
    Subject: A verdade sobre o tanque de betesda..........
    Date: Wed, 4 Jul 2012 03:13:42 +0300

    paz meus amados e queridos irmaos em cristo jesus... Venho atraves desta meditar com voces,qual é a diferença do tanque de betesda e a romaria de aparecida do norte? Em primeiro lugar,podemos observar que em ambos os lugares as pessoas vai em busca da cura ou um milagre em epocas diferentes...vou incruir algumas igrejas evanjelicas que não tem compromisso com a verdade... no evangelho de joao 5:1,15 NOS fala que jesus estava indo a caminho de uma festa,quando chegou na entrada da portas das ovelhas(ou senja na entrada da porta do templo de jeruzalem)...percebeu Jesus que do lado de fora da porta das ovelhas existia um tanque ou uma piscina que em forma de um estadio de futebol ou em forma de templo com 5 divisorias.Nos conta a estoria que havia aLi um HOMEM paralitico que a 38 anos se achava enfermo,e que um anjo descia de tempo em tempo e agitava as aguas...para mim falcao aguia aquele anjo não era real,pois o nosso DEUS não faz ascepção de pessoas, ele quer que vivemos em paz uns com os outros...imagine o nosso Deus mandando um anjo descer do ceu, e agirtar as aguas em meio a uma multidão pessoas,e uma pessoa so sair curada... Vai enganar outro satanas claro que aquele anjo era anuciado de farma manipulativa,para atrair multidoes de pessoas do mesmo jeito que acontece nos dias de hoje...pois onde á multidoes de pessoas,abastecem o comercio, fica mais facil vender imagem e esculturas,lembrancinhas,artesanatos e outras bungigangas...VENDO JESUS o sofrimento daquele povo que estavam ali enganados pelos lobos vestidos de ovelhas,aproximou do paralitico mais conhecido pois o mesmo havia 38 anos ali.A cura deste paralitico seria divilgada entre os doentes,PQ Foi uma das unica vez que Jesus perguntou quer ser curado,o paralitico estava tão focado em esperar o anjo agitar as aguas,que nem percebeu que o verdadeiro anjo estava ali diante dele,e poderia cura-lo e todos aqueles que acreditassem nas palavras dele...JESUS foi a festa e não entrou pois a verdadeira festa estava do lado de fora,ao curar aquele paralitico, toda aquela farsa em forma de tradiçao,foi colocada em cheque em forma de duvidas,ou acreditar na verdade de 38 anos paralitico ou em um que eles nem conheciam direito...Q JESUS CRISTO DE NAZARE ilumine o coraçao de cada um que ler esta mensagem a buscar a verdade ,e não mais ser manipulados por um sistema que nos escravisa, e colocam fardo pesados demais em nossas costas.E disse Jesus vinde a mim todo aquele q estar cansados das mentiras e oprimidos pelos sistema... Que eu vos aliviarei...

    ResponderExcluir
  4. Mercenários sempre existiram e com certeza sempre existirão.
    "conhecerei a verdade e ela vos libertará"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o autor da historia narrada foi o apóstolo João,
      João foi o único que escreveu há um tangue perto das portas das ovelhas,
      enquanto outros dizem havia;
      quero dizer com isso que João andou com Jesus e viu todos os milagre se não ouvesse um miladre atraves do anjo não seria narrado.

      Excluir
  5. E porque Deus não ver a situação como nos vemostra ele não complica mais sim descomplica

    ResponderExcluir