quinta-feira, 19 de julho de 2012

A ANGUSTIA DE UM PROFETA AO MEIO DE UM POVO DESOBEDIENTE

(LIVRO DE HABACUQUE)
INTRODUÇÃO: Não se aprece em pedir clemência quando as tribulações vir sobre as pessoas do seu convívio, não intervenha antes de consultar ao Senhor.
-HABACUQUE QUER DIZER: ABRAÇAR OU LUTAR -CONTEMPORÂNEO DE: NUM, SOFANIAS E JEREMIAS NO REINADO DE JOSIAS (640-609 aC) JEOAQUIM (609-598AaC) -JEREMIAS HAVIA PROFETIZADO A INVASÃO DOS BABILÔNICOS E ISSO ESTAVA PRESTE A ACONTECER -O TEMA CENTRAL DESTE LIVRO É: “O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ” (é citado três vezes no novo testamento – Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:38)

1 – DEUS AGE PARA TRAZER O SEU POVO DE VOLTA A ELE (Cap. 1)
1.1 – O POVO ESTAVA VIVENDO EM DESACORDO COM A PALAVRA DE DEUS –( 1:2,3) • O profeta achou que Deus não estava importando com o seu povo – (V. 2) • Deus permite o profeta ver o que estava acontecendo - depois da morte do Rei Josias 609 ac, as reformas religiosas foram interrompidas, Jeoaquim estava levando o povo a uma verdadeira calamidade – violência, contendas e injustiças – (V. 3) • A causa era a desobediência dos lideres em relação a lei – (V. 4)
1.2 – DEUS TEM A SUA MANEIRA DE AGIR PARA MOSTRAR O SEU AMOR, NÃO POR CAUSA DE NÓS MAIS APESAR DE NÓS – (VV 5-11) • Deus revela ao profeta (não uma justificativa) o que Ele estava projetando para restaurar o seu povo - Não era o que o profeta queria ouvir - O que o profeta não estava entendo, era que Deus não estava condenando o povo mais sim restaurando
1.3 – O PROFETA QUESTIONA (NÃO CONFRONTA) A DEUS QUANTO A SUA DECISÃO – (VV 12-17) • Para o profeta a mesma não tinha nada haver com os seus tributos: - VV. 12,13 – Como um Deus santo pode usar a maldade do ímpio - VV. 14,15 – A fragilidade do povo exigia misericórdia de Deus e não a maldade do ímpio - VV. 16-17 Como pode um Deus único e verdadeiro honrar um povo idólatra
2 – ANTES DE TRANSFORMAR A NAÇÃO DEUS TRANSFORMOU O PROFETA (Cap 2)
2.1 - O PROFETA ABANDONA OS QUESTIONAMENTOS E PASSA OUVIR DEUS FALAR (SOBE NA TORRE DE VIGILHA, SAI DO CARNAL PARA O ESPIRITUAL) – (V. 1) “Quem não senta para ouvir não pode levantar para falar” (não sei quem é o autor) • Ouvir primeiro falar depois - é estar no santuário como Asafe – (Sl 73:16,17) (inveja da prosperidade dos ímpio) “Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.” • É nossa responsabilidade falar ao povo sobre a ira futura (Mt 3:7,8) “E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;” • Devemos estar pronto a dizer como Paulo disse – (At 20:26) “Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” • Semeia sem se preocupar com o tempo da colheita – (VV 2,3) (Salmos 126:6) – “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.”
2.2 - DEUS MOSTRA AO PROFETA O CONTRASTE ENTRE O JUSTO E O PERVERSO: - A confiança do justo está em Deus (V. 4b) (I Jo5:4) – “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” • Os perversos estribam na sua própria força – (VV 6-20)
- PERVERSO = soberbo, arrogante, orgulhoso, corrupto, egoísta, ganancioso, violento, idólatra etc. Nunca estão satisfeitos, por isso praticam todo o tipo de maldade contra os outros, Deus será juiz sobre todos eles.
3 – O PROFETA MUDA DE COMPORTAMENTO – (Cap. 3) “trocou a preocupação pela adoração” 3.1 – OROU PELA OBRA DE DEUS – (V. 2) • Ficou alarmado (temeu), as amarras da incerteza caíram • Entendeu que a solução para ISRAEL estava no reencontro com Deus • Deixa de olhar para os seus sentimentos (Lc 12:25,26) - E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? • Volta o Seu olhar para Deus (orou) (Sl 121:1,2) - LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. (Sl 103:13) - Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. “Habacuque orou porque entendeu qual era o seu papel” (At 6:4) – “Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.”

“Costumava pensar que deveria fechar a bíblia e orar pedindo fé, mas descobri que era por meio do estudo da palavra de Deus que obteria a fé” (D.L. MOODY)

3.2 – LEMBROU DA GRANDEZA DE DEUS – (VV 3-15) • Olhou para o passado e visualizou o futuro • Olhou para a Gloria manifesta no Tabernáculo e ao entrega a Moisés a tabua da lei - (VV 3-5) • Lembrou do povo inimigo tremendo quando Israel marchou do Egito para Canaã - (v – 7) • Lembrou dos momentos em que Deus usou a natureza e o firmamento em seu favor – (VV 8-11) • Lembrou das diversas batalhas vencidas por Deus – (VV – 12-15)
3.3 – RECONHECEU A SUA FRAGILIDADE E ESPEROU O AGIR DE DEUS – (VV 16-19) • Diante da apavorante situação, o profeta entendeu que o melhor era esperar em Deus – (V – 16) “DEUS ESTAVA TRABALHANDO” (Sl 46:10) – “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.” • O profeta entendeu que mesmo não tendo motivos aparente para cantar, no Senhor ele podia se alegrar – (VV – 17-18)
3.4 – POR FIM, O PROFETA ENTENDEU QUE TODA PROVA TEM UM PONTO FINAL – (V 19) (Sl 18:32,33) -“Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. Faz os meus pés como os das cervas,(corsa) e põe-me nas minhas alturas.”

CONCLUSÃO: Habacuque nos ensina a confiar no Senhor e encarar com honestidade as nossas dúvidas e conflitos. (Dt 28:13) – “E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”

 “Nossa alegria é proporcional a nossa confiança, nossa confiança é proporcional ao conhecimento que temos de Deus” G. CAMPBELL MORGAN (um conceituado comentarista inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário